terça-feira, 2 de junho de 2009

Sustentabilidade em pauta





Até alguns anos atrás, sustentabilidade era um conceito muito falado, mas pouco materializado em construções mundo afora. Hoje, este conceito migrou do papel para o canteiro de obras. “Os critérios de sustentabilidade em construções estão bem definidos. A certificação LEED (Leadership In Energy and Environmental Design) emitida pelo GBC Brasil - Green Building Council é um grande parâmetro para o mercado”, explica a arquiteta Ana Carolina M. Tabach, diretora de projetos da C + A Arquitetura e Interiores, que integra um grupo de estudos sobre o tema.


Hoje, o LEED é a principal certificação em âmbito mundial do setor de construções, com mais de dez mil registros nos cinco continentes, atestando as construções dentro dos padrões sustentáveis. Para passar no teste rigoroso é fundamental estar atento a seis pré-requisitos:

-o reaproveitamento de energia;
-o uso eficiente da água;
-a manutenção da biodiversidade local, como árvores típicas;
-a infra-estrutura local deve ser suficiente para evitar o uso excessivo de automóvel;
-o uso de materiais ecologicamente corretos na construção;
-a garantia de um ambiente interno saudável.

“É essencial analisar se há desperdício de materiais e recursos naturais por parte das equipes de obras, que, em alguns casos, é um dos fatores que mais encarecem a construção. Verificar a origem dos materiais, que devem ser produzidos com base nos princípios da sustentabilidade, e a certificação dos fornecedores são outros diferenciais levados em consideração pelo Green Building Council”, explica Ana Carolina M. Tabach.

Nenhum comentário:

Postar um comentário