quinta-feira, 25 de junho de 2009

Um projeto sustentável




Neste ano, a organização da CASA COR propôs um desafio aos seus participantes: incluir o tema sustentabilidade em todos os seus espaços. Aderindo à proposta, a C + A Arquitetura e Interiores projetou a Espera do Consultório para ser um ambiente inovador, que transparece o equilíbrio entre design, funcionalidade, tecnologia e sustentabilidade.

Os materiais utilizados foram cuidadosamente escolhidos e são todos certificados ou ecologicamente corretos, atendendo aos critérios de sustentabilidade, tais como: economia de energia e água, reciclagem e reuso dos materiais, uso da madeira e compostos de madeira, regionalidade dos materiais, acessibilidade, responsabilidade sócio-ambiental e a garantia de um ambiente interno saudável.

Para economizar energia, escolhemos um tipo específico de quadro elétrico e fomos rigorosas com a escolha das lâmpadas. A torneira especificada possui sensor e garante a redução no consumo de água em até 70%. O piso vinílico e o revestimento das paredes são certificados. A tinta utilizada é à base de água e também possui o selo verde. O ambiente ainda conta com ventilação natural cruzada, minimizando a utilização do ar condicionado. Toda a marcenaria foi executada em MDF, um composto de madeira ecologicamente correto.

Para assegurar a reciclagem e o reuso dos materiais de construção e entulho, firmamos uma parceria institucional com o Projeto Arrastão, ONG que recolherá, após o término do evento, todas as sobras do espaço para serem aproveitadas em construções de comunidades carentes.




Ana Paula Naffah Perez e Ana Carolina M. Tabach

C+A Arquitetura e Interiores

Nenhum comentário:

Postar um comentário